Grafia

A Autora deste Blogue optou por manter na sua escrita a grafia anterior ao Novo Acordo Ortográfico.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Bilhardices


I.
Nunca tinha ouvido esta palavra.
Bilhardice, bilhardar, estranhas mas engraçadas pelo som que emitem, estas duas palavras são características do código linguístico da Madeira e querem dizer falar sem qualquer tema muito específico, falar por falar, conversar, cuscar.
Desde o passado ano lectivo que convivo com duas Mães que têm origem na ilha da Madeira e foi com elas que aprendi este termo que, sinceramente, me enche as medidas. Quando elas dizem que nos vamos juntar para bilhardar, fico deliciada e sinto-me uma miúda pequena que combina com as amigas de escola uma tarde bem passada a dar à língua sobre esta e aquela, este e aquele, corta aqui, corta acolá!
Agora, andava pelo mail a ver mails em atraso, a responder a uns, a arquivar outros, e lembrei-me que o que me apetecia mesmo era ter alguém com quem bilhardar um bocado.
II.
Está um frio de rachar e eu e o frio não somos propriamente os maiores "budies" (não sei bem se é assim a grafia correcta, mas também não faz mal). Ontem à noite a minha rica Filha lembrou-se que hoje devíamos ir andar de manhã. Argumentei que quando o frio aumenta não se devem fazer esforços físicos que impliquem a perda de energia. Ela não se mostrou nada impressionada por esta bela teoria da sua progenitora e insistiu que iríamos andar a pé, bem cedo, assim que eu viesse da distribuição matinal.
Saímos a pé. Pelo passeio em que batia o Sol, de vez em quando fustigadas pelo vento mais que frio, mas lá fomos. Bilhardando. As duas. Uma em roupa de treino. Outra em roupa normal. Fomos ao sapateiro buscar as botas. Fomos ver as montras. Fomos à Europa América. Folheámos, comentámos, escolhemos e trouxemos uns livritos. Fomos sentar-nos numa das pastelarias mais emblemáticas da Parede. Chá, chocolate quente, pastel de nata, tosta...as duas a saborear uma manhã de "meninas". Fomos ao banco, saber informações. Voltámos para casa, sempre pelo passeio do lado do Sol.
De vez em quando, sabe bem deixar-me guiar pelas mãos e vontades de quem não tem medo de enfrentar o frio e as perdas de energia.
Sim, temos de repetir!

1 comentário:

Belita disse...

que é feito do 'entrepigaitar'???

Blog Widget by LinkWithin