Grafia
terça-feira, 30 de setembro de 2008
Cereais para crianças desaconselhados pela Deco
Escrever
...
E se calhar não "postei" nada de verdadeiramente interessante...
O mês está a acabar...
Paul Newman, 1925-2008
Escusado será dizer que era um gozo pegado. O meu Pai e o meu Tio fartavam-se de gozar com ela. Ela não se importava. Solteirona, aquele era o seu Amor platónico!
Íamos a caminho do Casamento quando ouvi a notícia da morte. Arrepiei-me toda, mas quero acreditar que um homem como este não morreu, apenas passou para uma outra dimensão. E de lá vai continuar a ver-nos admirá-lo na obra magnífica que nos deixou.
segunda-feira, 29 de setembro de 2008
Cenas de um Casamento (Parte III)
O M.M.2
Cenas de um Casamento (ParteII)
A luz acabou por voltar. As entradas foram servidas por empregados que não tinham mãos a pedir para todas as solicitações, principalmente as de bebidas...
Os Convidados estavam distribuídos por vinte e oito mesas, mais a Mesa dos Noivos. Nesta Mesa estavam os Noivos na companhia dos Padrinhos e Madrinhas.
A minha Máquina noutras Mãos
A minha Máquina noutras Mãos....
Os Noivos entraram, depois de todos os convidados estarem instalados nas mesas respectivas, ao som de Mamma Mia, dos Abba, e das palmas de todos.
A minha Máquina noutras Mãos
Cenas de um Casamento (Parte I)
Começaram as perguntas. E a roupa? como vai ser? Os miúdos vão todos? Deves estar doido, comprar roupa para esta gente toda...no stress, he said.
Os meses foram passando. Ao meu gmail foram chegando pedidos de opinião e sugestões. As cores das toalhas de mesa, o arranjo de loiça, o menú. A tudo fui respondendo com o prazer próprio de uma Irmã mais velha que vê o caçula a preparar um casamento.
A igreja escolhida foi a Basílica de Stª Quitéria, em Meca.
Eu e a minha Máquina, antes do Casamento
Nas últimas semanas já não sei quem andava mais stressado, ele ou eu. Com medo que a roupa que tinha decidido levar não fosse suficientemente chique para o tipo de casamento que ia acontecer. Ele lá me ia sossegando, e eu stressando...
Até que o Dia D chegou. Aqui por casa foi uma manhã de correria entre cabeleireiro e preparativos de última hora. A hora de vestir as toilletes foi divertida. Os rapazes habituados a calças a cair pela cintura abaixo, T-shirts e ténis, transformaram-se completamente depois de vestidas as calças (no sítio certo), as camisas, os blasers e os sapatos. Estavam, palavras do M.M.1, "uns verdadeiros queques"...
Entrada na Igreja. Conversas de ocasião com este e aquele. Fotografias...
burburinho...os miúdos "Vem lá a Noiva..."...a música começou a tocar...a Noiva a entrar...
A minha Máquina noutras mãos, dentro de Igreja
Começou a cerimónia religiosa celebrada por um Amigo da família da Noiva
- Senhor Dom Januário -
A minha Máquina noutras Mãos...os Noivos à espera das Alianças!
Segundo os "informadores" que eu tinha perto do Altar, o Noivo esteve a chorar durante toda a cerimónia...não fossemos nós Primos...eu também não pude deixar de chorar.
A cerimónia terminou ao som da canção "Eu Sei" (Sara Tavares) interpretada por uma Amiga dos Noivos.
Cá fora, para além do arroz e das pétalas de rosas, aguardavam os Noivos:
Todos os Familiares e Amigos (fotografados pela minha Máquina)
Uma banda a tocar no Coreto (Eu e a minha Máquina)
Saímos deste largo simpático para a Quinta de D.Carlos, mesmo ali ao pé. Deixámos os Noivos sair primeiro e eles foram assim:
O M.M.2 e a sua Máquina
domingo, 28 de setembro de 2008
Acting and Dancing like Sisters...
Alguém perguntou o que eramos uma à outra.
The Day After...
sábado, 27 de setembro de 2008
Dona de Casa inspirada
Dia D, às cinco, em Meca
Os Noivos devem estar cheios de borboletas nas barrigas, os Pais e Familiares mais próximos nem se fala. O Pai do Noivo anda sem dormir...A Mãe do Noivo tem preparadas várias hipóteses de toillete (leia-se camisas e sapatos e meias)para o Pai do Noivo...A Avó do Noivo deve andar com as lágrimas a saltar dos olhos de cinco em cinco minutos.
Por aqui, há uma exposição de roupa em cima da mesa da casa de jantar. Vestidos, echarpes, acessórios, calças e camisas engomadas, sapatos, meias e cintos. Aproxima-se a hora de ir para o cabeleireiro e o resto do dia vai passar-se a correr!
Vai ser LINDO! e nós vamos estar lá, para abraçar, beijar, choramingar, dançar e rir, porque os Amigos e a Família são mesmo o mais importante do Mundo quando partilhamos Alegrias!
sexta-feira, 26 de setembro de 2008
Samso, primeira Ilha Auto-sustentável
Hoje apeteceu-me falar desta Ilha longínqua na Dinamarca. As coordenadas geográficas são latitude 55°50'3.54"N, longitude 10°35'7.88"E. Estive a vê-la no Google Earth e a quantidade de verde é Brutal!
A juntar à maravilha de verde, Samso é a primeira ilha Auto-Sustentável, produzindo toda a energia que consome.
Tenho lá uma sobrinha, uma das mais velhas. Começou a ir para lá durante as férias (enquanto estava na Universidade) para a apanha da fruta. Ficou apaixonada pelo sítio. Acabou o curso e mudou-se para lá. Numa carrinha transformada em casa. Trabalha imenso, numa quinta, desde manhã cedo até que o sol desaparece às 4 da tarde. Apanham fruta enquanto é época dela, fazem coroas de Natal com ramos de pinheiros durante estes próximos meses.
Adora lá estar, diz que a Ilha é linda e está Feliz!
Desabafo
Logo de manhãzinha saí de casa furibunda com as minhas quatro crias. Desliguei o rádio do carro e a única "música" que ouviram de casa até aos portões das Escolas foi a de uma Mãe desesperada e pronta a ter um ataque cardíaco de tanta fúria...
Também já desabafei e ouvi conselhos sábios (obrigada!), mas garanto que isto não está fácil.
Eu já estou habituada a que as Mães trabalhadoras me digam que andam cansadas, esgotadas, stressadas, como se eu fosse uma espécie de Fada que entra na vida delas, que tem o condão de as ajudar sempre, de as perceber de um modo quase divino porque eu tenho "uma vida santa".
Também já estou habituada a que ninguém considere esta minha opção de vida como importante...ser dona-de casa...piroso...já não se usa...coitada...não me importo, eu gosto. Penso muitas vezes que fiz a opção certa pelos meus Filhos, pela minha sanidade mental e que se fosse hoje faria o mesmo. Tenho vantagens e desvantagens nesta opção de Vida e a maior desvantagem é a da dependência económica.
Só não consigo habituar-me a que os meus Filhos não compreendam como é duro o meu trabalho. Não consigo habituar-me a que me vejam trabalhar todo o dia (estou em casa há 10 anos, há 10 anos que não tenho férias) todos os dias e não achem que eu preciso de ajuda. Não me habituo à ideia de que eles não percebam que existe uma Vera que também é Mãe. Deles.
Pronto...já está!
Já partilhei o meu silêncio de hoje. Amanhã estarei melhor, com certeza!
Relações
Reclamações
quinta-feira, 25 de setembro de 2008
Pais e Segurança Infantil
quarta-feira, 24 de setembro de 2008
Regresso
Dores de cabeça
...e depois temos a questão, frágil para mim, dos acessórios. Vou ter que tirar tudo o que geralmente uso ao pescoço...já experimentei...fiquei outra Vera...
Novo Ano Escolar (VI)
As obras em questão, consistem em deitar abaixo um pavilhão inteiro e a construir outro no seu lugar, com um ginásio novo, com balneários, com uma anfiteatro multiusos, com um novo refeitório, com uma sala de alunos, ...tiveram início em Janeiro deste ano e era suposto terminarem em Outubro. Como qualquer obra que se preze, só irá terminar lá para o 2º período.
Enquanto isto, a Escola tem disponíveis uns míseros 1000m2 de recreio para 300 e tal alunos.
Os blocos de 90 minutos da disciplina de Educação Física estão comprometidos. Não há condições físicas para os leccionar.
No passado ano lectivo optou-se por uma solução - os Alunos tinham as aulas de Educação Física em espaço posto à disposição da Escola por um Clube existente nas imediações e em espaço exterior de uma Escola Básica do Agrupamento - que este ano se descartou logo de início por ter provocado muitas reclamações dos Pais e por o Conselho Executivo não querer assumir a responsabilidade do que poderia acontecer durante o trajecto Escola-Clube-Escola.
Foi pedido transporte à CMC. Até hoje ainda não nos foi dada qualquer resposta. O Ministério da Educação enviou para a Escola directrizes no sentido de ser cumprido o programa de Educação Física e de o adequar às condições existentes.
Os Alunos continuam sem Educação Física, sem espaço livre para dar largas à energia durante os intervalos, ...
Os Professores são pressionados para cumprir o programa, os Professores das outras disciplinas têm que gerir as situações de energia acumulada,...
Os Pais reclamam por não haver Educação Física...
Que tal juntarem-se e porem por escrito todos os seus pontos de vista e entregarem no Ministério? A Escola não pode ser acusada de uma situação que não é da sua responsabilidade. As obras, demoradas ou não, atrasadas ou não, há muito que eram necessárias e vão deixar a Escola com condições excepcionais.
Há que reivindicar direitos, mas com responsabilidade e inteligência!
Crime, disse EU!
Quando acabei de comer e de me massacrar estava enjoada :-((.
Bem feita!
Beijo
terça-feira, 23 de setembro de 2008
Novo Ano Escolar (V)
Ando a stressar...a sério! Há Mães que me deixam louca, mais do que já sou.
Eu sei que sou Mãe de quatro e logo por aí tenho uma estaleca que outras não têm, mas por favor deixem de stressar com coisas que não lembram nem ao Menino Jesus! E, por favor, parem de se queixar! Não aguento mais ouvir queixas, lamentos e lamúrias...as aulas começaram há uma semana, OK? Ainda faltam muitos meses até Junho, OK?
Obrigada!
E aqueles que nem força têm p'ra discutir?
Porque infelizmente há muitos Meninos/as que não sabem o que é TER de comer sopa todos os dias;
Porque infelizmente há muitos Meninos/as que não sabem o que é TER de "ir à pica";
Porque infelizmente há muitos Meninos/as que não sabem o que é TER de ir para a cama a horas, porque nem têm cama;
Porque infelizmente há muitos Meninos/as que não sabem o que é TER de fazer os TPC porque nem sequer sabem o que é uma Escola...
Motivo de Discussão...
Eu e a minha Máquina, Natal 2007
Porque é que o skate tem que ser tratado como se fosse um bébé?
Os bébés não poem viajar à frente, certo? Mas este tem sempre que ir à frente. Depois a minha mala, que tem de ir à frente, ao pé de mim, é que é sempre atirada sabe-se lá p'ra onde, pisada...fico chateada, claro que fico chateada. E depois ralho. E depois fico com peso na consciência de estar a ralhar às 8 da matina...não há Mãe que aguente!
Vírus
Por outro lado tem o inconveniente de ficar cheio de porcaria que todos decidem guardar e de porcaria que o anti-vírus, sabe-se lá porquê, deixa passar.
Agora estamos numa onda de lentidão que só me apetece dar-lhe estalos. Passa a vida a ir abaixo e demora horas a fazer seja o que for...estou mesmo a desatinar com isto.
Já lhe fizemos um scan vírus e detectámos toneladas deles, mas a lentidão continua...
Acho que também não gosta de pensar que o Verão acabou...