Grafia

A Autora deste Blogue optou por manter na sua escrita a grafia anterior ao Novo Acordo Ortográfico.

terça-feira, 30 de setembro de 2008

Cereais para crianças desaconselhados pela Deco

Vale a pena espreitar esta notícia sobre
o estudo efectuado pela DECO.
Vale a pena pensar um pouco melhor sobre
o que damos a comer aos nossos Filhos.
Vale a pena investir na educação para a alimentação saudável.
Vale a pena dizer não às solicitações...

Divulgação, a pedido...


Escrever

Tenho vontade de escrever, mas não sei bem sobre quê.
Quero escrever muitas sílabas, muitas palavras, muitas frases, muitos parágrafos.
Quero escrever qualquer coisa consistente e inteligente, fora dos lugares comuns, das lamechices, da rotina.
Quero escrever até eu própria mergulhar na minha escrita, vivendo o que dela vai surgindo.
Quero sentir que a minha escrita está a crescer...

...

Este mês excedi-me um bocado no número de posts...
E se calhar não "postei" nada de verdadeiramente interessante...
O mês está a acabar...

Paul Newman, 1925-2008

Quando eu era miúda, em casa dos meus Avós Paternos, vivia uma Prima do meu Pai. Era completamente "apanhada" por este Senhor. Não havia filme dele que ela não conhecesse. Não havia filme que estreasse com ele que ela não fosse ver a correr!

Escusado será dizer que era um gozo pegado. O meu Pai e o meu Tio fartavam-se de gozar com ela. Ela não se importava. Solteirona, aquele era o seu Amor platónico!

Íamos a caminho do Casamento quando ouvi a notícia da morte. Arrepiei-me toda, mas quero acreditar que um homem como este não morreu, apenas passou para uma outra dimensão. E de lá vai continuar a ver-nos admirá-lo na obra magnífica que nos deixou.

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Cenas de um Casamento (Parte III)

A minha sobrinha Leonor, que completava 2 meses!

O M.M.2





O M.M.1

O M.M.3


E depois, houve aqueles que se renderam...a música não os incomodou, apenas os embalou...

Cenas de um Casamento (ParteII)

(Jardim e Sala onde foram feitas as fotografias)



(Pátio)

(Fotografias fornecidas pelo Noivo, antes do Casamento)



O caminho era curto mas a chuva fez questão de se mostrar e de dar razão à frase popular que diz "Boda molhada, boda abençoada". Choveu forte, trovejou e os relâmpagos iluminaram o Céu. Como se não bastasse, a Quinta ficou sem luz...as entradas que deveriam ser servidas nos pátios exteriores e nos jardins foram servidas nas salas e à luz das velas. As fotografias que iam ser feitas nos jardins, foram feitas nas salas.




A minha Máquina noutras mãos


A luz acabou por voltar. As entradas foram servidas por empregados que não tinham mãos a pedir para todas as solicitações, principalmente as de bebidas...

Os nomes dados às mesas eram nomes numéricos. A cada mesa foi atribuída uma fotografia dos Noivos com um número que correspondia a momentos das suas vidas (o ano em que se conheceram, a soma das idades dos Pais dos Noivos, o número de cidades que conheceram juntos, o número de lugares onde o anel de pedido esteve escondido...etc).


Os Convidados estavam distribuídos por vinte e oito mesas, mais a Mesa dos Noivos. Nesta Mesa estavam os Noivos na companhia dos Padrinhos e Madrinhas.

A minha Máquina noutras Mãos


Foi dado o sinal de entrada na Sala onde iria decorrer o jantar, sentado. Mesas redondas, dez pessoas em cada mesa "vestida" de camilha cinzenta com candelabro no centro sobre um espelho quadrado.


A minha Máquina noutras Mãos....

Os Noivos entraram, depois de todos os convidados estarem instalados nas mesas respectivas, ao som de Mamma Mia, dos Abba, e das palmas de todos.

Nesta sala, nestas mesas, não havia lugar para crianças. Abaixo dos 14 anos, todas as Crianças jantaram numa sala especialmente preparada para elas, com menu dedicado a crianças. Para quem tem crianças pequenas, foi um descanso!

Durante a refeição os Noivos visitaram cada mesa e brindaram com todos os seus Convidados. "Vimos brindar à nossa Família que está aqui nesta Mesa e brindar à Família que agora iniciamos. Adoro-vos a todos" (palavras do Noivo na nossa mesa).

Assim que terminou de ser servido o café, a música começou. O baile abriu com duas valsas dançadas pelos Noivos com os respectivos Pai e Mãe.

A partir daqui, foi a noite toda a destilar, a queimar calorias, a cantar e a dançar.



A minha Máquina noutras Mãos


Gente jovem, bonita, bem vestida, animada e muito feliz
fez daquela noite uma noite mágica.
Não vou esquecer este Casamento!

Cenas de um Casamento (Parte I)

Tudo começou em Fevereiro. O Primo confessou-me que iria fazer o Pedido de Casamento, com anel à séria e tudo o que manda o protocolo.

Ficámos em extase! E quando vai ser o casamento? Lá para o final do Verão, lá para Setembro. Boa! É o mês do nosso casamento...

Começaram as perguntas. E a roupa? como vai ser? Os miúdos vão todos? Deves estar doido, comprar roupa para esta gente toda...no stress, he said.

Os meses foram passando. Ao meu gmail foram chegando pedidos de opinião e sugestões. As cores das toalhas de mesa, o arranjo de loiça, o menú. A tudo fui respondendo com o prazer próprio de uma Irmã mais velha que vê o caçula a preparar um casamento.

A igreja escolhida foi a Basílica de Stª Quitéria, em Meca.

Eu e a minha Máquina, antes do Casamento

Nas últimas semanas já não sei quem andava mais stressado, ele ou eu. Com medo que a roupa que tinha decidido levar não fosse suficientemente chique para o tipo de casamento que ia acontecer. Ele lá me ia sossegando, e eu stressando...

Até que o Dia D chegou. Aqui por casa foi uma manhã de correria entre cabeleireiro e preparativos de última hora. A hora de vestir as toilletes foi divertida. Os rapazes habituados a calças a cair pela cintura abaixo, T-shirts e ténis, transformaram-se completamente depois de vestidas as calças (no sítio certo), as camisas, os blasers e os sapatos. Estavam, palavras do M.M.1, "uns verdadeiros queques"...




Eu e a minha Máquina, à porta de Igreja

Chegámos a horas. Noivo nervoso, Pai do Noivo nervoso, muitos padrinhos (sete padrinhos e sete madrinhas)...ainda deu tempo para um cafézinho...

Entrada na Igreja. Conversas de ocasião com este e aquele. Fotografias...

burburinho...os miúdos "Vem lá a Noiva..."...a música começou a tocar...a Noiva a entrar...

A minha Máquina noutras mãos, dentro de Igreja

Começou a cerimónia religiosa celebrada por um Amigo da família da Noiva

- Senhor Dom Januário -


A minha Máquina noutras Mãos...os Noivos à espera das Alianças!

Segundo os "informadores" que eu tinha perto do Altar, o Noivo esteve a chorar durante toda a cerimónia...não fossemos nós Primos...eu também não pude deixar de chorar.

A cerimónia terminou ao som da canção "Eu Sei" (Sara Tavares) interpretada por uma Amiga dos Noivos.

Cá fora, para além do arroz e das pétalas de rosas, aguardavam os Noivos:


Todos os Familiares e Amigos (fotografados pela minha Máquina)

Uma banda a tocar no Coreto (Eu e a minha Máquina)


Saímos deste largo simpático para a Quinta de D.Carlos, mesmo ali ao pé. Deixámos os Noivos sair primeiro e eles foram assim:

O M.M.2 e a sua Máquina

domingo, 28 de setembro de 2008

Acting and Dancing like Sisters...

A minha Máquina noutras Mãos,
num casamento animado!!!

Alguém perguntou o que eramos uma à outra.
Irmãs?
Não, somos mesmo Mãe e Filha!

The Day After...



Prometi ao Noivo que faria um post a rigor, tal como foi o casamento. E vou fazer. Tenho que primeiro carregar as muitas fotografias que tirámos, escolhê-las e escrever um texto lindo a condizer com tudo o que se passou ontem desde que entrámos na Igreja até que abandonámos a Festa quase às quatro da manhã!
Para já, digo-vos só que foi LINDO!

sábado, 27 de setembro de 2008

Dona de Casa inspirada

É este o nome que aparece numa lista de blogues linkados do Blogue da Gi!...para aceder ao meu blogue!!!

ADOREI!!!!!!!

Dia D, às cinco, em Meca

E pronto!
Chegou o Dia D.

Os Noivos devem estar cheios de borboletas nas barrigas, os Pais e Familiares mais próximos nem se fala. O Pai do Noivo anda sem dormir...A Mãe do Noivo tem preparadas várias hipóteses de toillete (leia-se camisas e sapatos e meias)para o Pai do Noivo...A Avó do Noivo deve andar com as lágrimas a saltar dos olhos de cinco em cinco minutos.

Por aqui, há uma exposição de roupa em cima da mesa da casa de jantar. Vestidos, echarpes, acessórios, calças e camisas engomadas, sapatos, meias e cintos. Aproxima-se a hora de ir para o cabeleireiro e o resto do dia vai passar-se a correr!

Vai ser LINDO! e nós vamos estar lá, para abraçar, beijar, choramingar, dançar e rir, porque os Amigos e a Família são mesmo o mais importante do Mundo quando partilhamos Alegrias!

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Samso, primeira Ilha Auto-sustentável


Hoje apeteceu-me falar desta Ilha longínqua na Dinamarca. As coordenadas geográficas são latitude 55°50'3.54"N, longitude 10°35'7.88"E. Estive a vê-la no Google Earth e a quantidade de verde é Brutal!

Tenho lá uma sobrinha, uma das mais velhas. Começou a ir para lá durante as férias (enquanto estava na Universidade) para a apanha da fruta. Ficou apaixonada pelo sítio. Acabou o curso e mudou-se para lá. Numa carrinha transformada em casa. Trabalha imenso, numa quinta, desde manhã cedo até que o sol desaparece às 4 da tarde. Apanham fruta enquanto é época dela, fazem coroas de Natal com ramos de pinheiros durante estes próximos meses.

Adora lá estar, diz que a Ilha é linda e está Feliz!

Desabafo

Não sei se me dão essa importância ou não, mas devem ter reparado que hoje não fiz nenhum post inteligente logo pela manhã e que também quase não escrevi.

Logo de manhãzinha saí de casa furibunda com as minhas quatro crias. Desliguei o rádio do carro e a única "música" que ouviram de casa até aos portões das Escolas foi a de uma Mãe desesperada e pronta a ter um ataque cardíaco de tanta fúria...

Também já desabafei e ouvi conselhos sábios (obrigada!), mas garanto que isto não está fácil.

Eu já estou habituada a que as Mães trabalhadoras me digam que andam cansadas, esgotadas, stressadas, como se eu fosse uma espécie de Fada que entra na vida delas, que tem o condão de as ajudar sempre, de as perceber de um modo quase divino porque eu tenho "uma vida santa".

Também já estou habituada a que ninguém considere esta minha opção de vida como importante...ser dona-de casa...piroso...já não se usa...coitada...não me importo, eu gosto. Penso muitas vezes que fiz a opção certa pelos meus Filhos, pela minha sanidade mental e que se fosse hoje faria o mesmo. Tenho vantagens e desvantagens nesta opção de Vida e a maior desvantagem é a da dependência económica.

Só não consigo habituar-me a que os meus Filhos não compreendam como é duro o meu trabalho. Não consigo habituar-me a que me vejam trabalhar todo o dia (estou em casa há 10 anos, há 10 anos que não tenho férias) todos os dias e não achem que eu preciso de ajuda. Não me habituo à ideia de que eles não percebam que existe uma Vera que também é Mãe. Deles.

Pronto...já está!

Já partilhei o meu silêncio de hoje. Amanhã estarei melhor, com certeza!

Relações

Não entendo as pessoas que não cultivam as suas relações de Amizade e até mesmo as familiares. Todos nós precisamos de outros para sermos felizes. Precisamos de ter com quem desabafar quando o choro se instala cá dentro e parece que nos vai sufocar. Precisamos de ter com quem dizer disparates, rir a bandeiras despregadas, saltar para cima de uma mesa e dançar. Precisamos de quem nos chame a atenção quando fazemos figuras "tristes". Precisamos porque precisamos. Há um tempo houve uma pessoa que me disse que gostava de mim porque eu era uma pessoa que cultivava as amizades, que fomentava o contacto e o convívio entre as pessoas. Fiquei com isto cá dentro do meu peito, da minha cabeça, porque realmente eu gosto de pessoas e não gosto de me afastar. Dá-me prazer ir conhecendo, ir criando laços por esta ou aquela afinidade, ir cruzando quem conheço agora com quem já conheço há mais tempo, ir "inventando" motivos para me/nos juntar. Não, não é uma questão de disponibilidade, é uma questão de Amar pessoas, Amar quem me rodeia e ensinar a Amar.

Reclamações

Recebi uma reclamação!
Estou a ficar chata com os meus posts de "Faltam...dias"...
Desculpem, mas eu gosto TANTO de fazer Anos!!!

Faltam 20 Dias


quinta-feira, 25 de setembro de 2008

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Regresso

Quando voltares estarei aqui. Para te receber como se nunca tivesses ido. Esperando que os teus olhos me digam o que a tua voz nunca é capaz de dizer. Observando as tuas mãos enquanto falas e vê-las musicarem as palavras que dizes.

Dores de cabeça

No próximo sábado temos um casamento. Há já sete meses que sabemos que este casamento vai acontecer. Ainda há falta de alguns elementos de guarda-roupa. Parte do que levarei vestido chegou esta noite, mas ainda não decidi o que levar calçado...e a malinha...e a echarpe...oh...

...e depois temos a questão, frágil para mim, dos acessórios. Vou ter que tirar tudo o que geralmente uso ao pescoço...já experimentei...fiquei outra Vera...

Novo Ano Escolar (VI)


Há muito tempo que eram pedidas obras nesta Escola. Uma Escola com 28 anos, construída para receber alunos do 5º e 6º anos e que está a funcionar com alunos do 5º ao 9º ano.

As obras em questão, consistem em deitar abaixo um pavilhão inteiro e a construir outro no seu lugar, com um ginásio novo, com balneários, com uma anfiteatro multiusos, com um novo refeitório, com uma sala de alunos, ...tiveram início em Janeiro deste ano e era suposto terminarem em Outubro. Como qualquer obra que se preze, só irá terminar lá para o 2º período.

Enquanto isto, a Escola tem disponíveis uns míseros 1000m2 de recreio para 300 e tal alunos.

Os blocos de 90 minutos da disciplina de Educação Física estão comprometidos. Não há condições físicas para os leccionar.

No passado ano lectivo optou-se por uma solução - os Alunos tinham as aulas de Educação Física em espaço posto à disposição da Escola por um Clube existente nas imediações e em espaço exterior de uma Escola Básica do Agrupamento - que este ano se descartou logo de início por ter provocado muitas reclamações dos Pais e por o Conselho Executivo não querer assumir a responsabilidade do que poderia acontecer durante o trajecto Escola-Clube-Escola.

Foi pedido transporte à CMC. Até hoje ainda não nos foi dada qualquer resposta. O Ministério da Educação enviou para a Escola directrizes no sentido de ser cumprido o programa de Educação Física e de o adequar às condições existentes.

Os Alunos continuam sem Educação Física, sem espaço livre para dar largas à energia durante os intervalos, ...

Os Professores são pressionados para cumprir o programa, os Professores das outras disciplinas têm que gerir as situações de energia acumulada,...

Os Pais reclamam por não haver Educação Física...

Que tal juntarem-se e porem por escrito todos os seus pontos de vista e entregarem no Ministério? A Escola não pode ser acusada de uma situação que não é da sua responsabilidade. As obras, demoradas ou não, atrasadas ou não, há muito que eram necessárias e vão deixar a Escola com condições excepcionais.

Há que reivindicar direitos, mas com responsabilidade e inteligência!

Eu Sei

" Se a tristeza é mais profunda que a dor..."

Hoje apeteceu-me ouvir esta.

Crime, disse EU!

Não consegui resistir. Pedi um. Estava quentinho, estaladiço, maravilhoso. Há que tempos que não comia um pastel de nata...enquanto comia ia ralhando mentalmente comigo "Estúpida, a comer doces logo de manhã, depois aborreces-te com a balança, depois ficas em crise porque há centímentros em ti que não deviam existir, és mesmo burra,...."

Quando acabei de comer e de me massacrar estava enjoada :-((.

Bem feita!

Beijo

Esta fui buscá-la aqui

Não quero beijos fugidios,
frios, distraídos
Não quero beijos como palavras soltas,
que voam para longe sem darmos por isso
Não quero beijos sem alma,
dados a pensar no dia que vai começar
Quero beijos com abraços apertados
com paixão e desejo
Quero beijos que me digam tudo
o que as palavras são pequenas para dizer
Quero beijos reconfortantes
que me encham de bem estar, de força
de vontade de estar
Quero beijos que me abracem
que me amem
que me desejem
que me mostrem que estou viva

Faltam 22 Dias


terça-feira, 23 de setembro de 2008

Novo Ano Escolar (V)


Ando a stressar...a sério! Há Mães que me deixam louca, mais do que já sou.

Eu sei que sou Mãe de quatro e logo por aí tenho uma estaleca que outras não têm, mas por favor deixem de stressar com coisas que não lembram nem ao Menino Jesus! E, por favor, parem de se queixar! Não aguento mais ouvir queixas, lamentos e lamúrias...as aulas começaram há uma semana, OK? Ainda faltam muitos meses até Junho, OK?

Obrigada!

Reduzir a Mortalidade Infantil



os nossos Filhos já passaram!
há meninos/as que não passam...

E aqueles que nem força têm p'ra discutir?



Porque infelizmente há muitos Meninos/as que não sabem o que é TER de comer sopa todos os dias;

Porque infelizmente há muitos Meninos/as que não sabem o que é TER de "ir à pica";

Porque infelizmente há muitos Meninos/as que não sabem o que é TER de ir para a cama a horas, porque nem têm cama;

Porque infelizmente há muitos Meninos/as que não sabem o que é TER de fazer os TPC porque nem sequer sabem o que é uma Escola...

Motivo de Discussão...


Eu e a minha Máquina, Natal 2007

Porque é que o skate tem que ser tratado como se fosse um bébé?

Os bébés não poem viajar à frente, certo? Mas este tem sempre que ir à frente. Depois a minha mala, que tem de ir à frente, ao pé de mim, é que é sempre atirada sabe-se lá p'ra onde, pisada...fico chateada, claro que fico chateada. E depois ralho. E depois fico com peso na consciência de estar a ralhar às 8 da matina...não há Mãe que aguente!

Vírus

Isto de só se ter um computador, um posto de Internet, numa casa de Família Numerosa é giro. Obriga-nos a partilhar, a respeitar o espaço e o tempo de cada um em frente ao écran.

Por outro lado tem o inconveniente de ficar cheio de porcaria que todos decidem guardar e de porcaria que o anti-vírus, sabe-se lá porquê, deixa passar.

Agora estamos numa onda de lentidão que só me apetece dar-lhe estalos. Passa a vida a ir abaixo e demora horas a fazer seja o que for...estou mesmo a desatinar com isto.

Já lhe fizemos um scan vírus e detectámos toneladas deles, mas a lentidão continua...

Acho que também não gosta de pensar que o Verão acabou...

Muppet Show

Fui buscar aqui
Esta série fazia as minhas delícias quando era pequena. As minhas e a dos meus Irmãos.
Hoje, num dos meus trajectos Escola-Casa-Escola, o Pedro Ribeiro, da Comercial, pôs a tocar o genérico. Adorei ouvir e cantar...
It's time to play the music
It's time to light the lights
It's time to meet the Muppets on the Muppet Show tonight.
It's time to put on makeup
It's time to dress up right
It's time to raise the curtain on the Muppet Show tonight.
Why do we always come here
I guess we'll never know It's like a kind of torture
To have to watch the show
And now let's get things started
Why don't you get things started
It's time to get things started
On the most sensational inspirational celebrational Muppetational
This is what we call the Muppet Show!
(Gonzo blows his trumpet)
No Natal vou oferecer esta série em DVD às minhas crianças!

Faltam 23 Dias


Blog Widget by LinkWithin