Grafia

A Autora deste Blogue optou por manter na sua escrita a grafia anterior ao Novo Acordo Ortográfico.

quarta-feira, 30 de abril de 2008

Circuito Nacional de Skimboard 2008


A 2ª Etapa do Open de Skimboard do Estoril vai realizar-se de 1 a 4 de Maio na praia de S. Pedro do Estoril apenas para atletas federados.
Há mais informações em http://www.folhaskimboards.com.

Sinto a minha Vida

a andar depressa demais.
Quando olho para mim em fotografias de há apenas sete anos atrás vejo uma pessoa tão diferente daquela que olha para mim no espelho todos os dias. Não me assustam as rugas, os cabelos brancos que não tenho ou outras marcas de que já vivi. Assusta-me pensar porque é que mudei tanto em tão pouco tempo, porque é que não posso manter o que tinha nessa altura.

Voltas e mais voltas

é o que a minha cabeça dá.
Não sei o que se anda a passar mas é como se esperasse ansiosamente por qualquer coisa que vai acontecer...
Assusta-me este estado de permanente Alerta!
Será apenas cansaço? Será que a minha cabeça me está a avisar de que as baterias estão a esgotar-se?
O que fazer?

Expiação



Acabei ontem de o ler. É Fantástico.
Gostava de, um dia, escrever assim!...
Agora não sei bem o que hei-de ler a seguir.

terça-feira, 29 de abril de 2008

Felicidade

é a certeza de que a nossa vida não está se passando inutilmente.
Érico Veríssimo

O preço da alimentação deve subir quase 39% este ano.

São previsões da Comissão Europeia e más notícias para os portugueses, que ficaram a saber também que a inflacção vai aumentar e que a economia portuguesa vai ficar longe do crescimento previsto pelo governo."
Li esta notícia na newsletter do Rádio Clube e não resisti a postá-la...é que nós gastamos qualquer coisa como 200 e muitos € quinzenalmente no supermercado. Em bens de primeira necessidade e todos eles "produtos brancos", os mais económicos. Isto sem contar com a carne que se compra no talho, mediante encomenda. Se o preço da alimentação vai subir quase 39%, onde é que vamos parar? Alguém me quer explicar como vamos conseguir? Nós e todas as Famílias Portuguesas. Assim não é possível querer-se ver a população portuguesa a aumentar...
Fiquei a pensar...

7º Aniversário do M.M.3

comemora-se e festeja-se no próximo domingo!
Vamos fazer a festa cá em casa, como é hábito. Os amiguinhos da Escola e os filhos dos Amigos. Os convites foram feitos e enviados por mail. Há que poupar papel e tintas! Agora recebo confirmações e dou indicações da localização da casa. Faço lista das coisas que terei que cozinhar no sábado p'ra no domingo não ter que fazer nada a não ser tomar conta de 20 crianças! (não sei porquê, mas adoro fazer listas!)
Quanto ao presente, tem sido uma incógnita porque o rapaz não quer nada...seja o que for, vai ser grande surpresa!

Teste de Matemática e


quatro dias de Sol e Mar são uma combinação que poderá ser tudo menos perfeita!

O resultado está à vista na cara e no espírito do meu M.M. nº 1. Amanhã há teste de Matemática e ele está completamente à toa. No domingo, depois de ter passado o dia todo na praia, chegou a casa "podre"...dores de cabeça...deitou-se e só voltou a acordar ontem. O dia foi passado no sofá, entre dormir e acordar, subir e baixar febre, lá foi dizendo que tinha que estudar Matemática. Mas o estado em que estava, dava para pouco mais do que falar...

Hoje está em casa, ainda. Sem febre. Mais consciente. Livros e folhas de exercícios à frente. Já chorou. Já se animou. Nestas alturas fico impotente...a Matemática foi e será sempre aquilo que eu não consigo deslindar...o meu Mundo não é o dos núm3ros...apenas posso pensar positivo e acreditar que ele vai conseguir.

segunda-feira, 28 de abril de 2008

25 de Abril de 1997

Estava um dia lindo, luminoso e cheio de Sol.
Tínhamos combinado uma caracolada para assinalar a data e aproveitarmos a companhia de família e amigos naquele dia feriado.
O meu Pai telefonou. Nem falou comigo...a minha Avó tinha morrido :-(.
Eu, estranhamente, apesar do Sol que brilhava lá fora, tinha-me vestido de preto...
Saímos daqui para Lisboa. Em silêncio.
Aquilo que eu mais temia que acontecesse, tinha acontecido. Aquilo que a minha Avó menos queria que acontecesse, tinha acontecido. Estava sózinha, em casa, quando a Vida terminou para ela. No mesmo dia, na mesma casa, em que há 23 anos atrás ela tinha tido medo que uma bomba no terraço nos matasse a todos.
Para mim, foi o Primeiro Dia do resto da minha Vida (na véspera, antes de sair do escritório onde trabalhava, tinha ouvido esta música do Sérgio Godinho duas ou três vezes seguidas!). Depois da morte desta minha Avó foi como se uma parte importante da minha Vida terminasse, como se as minhas raízes desaparecessem para sempre, como se dali p'ra frente tudo mudasse, eu envelhecesse de repente.
Estranhamente, um dia que sempre foi e será de Festa para mim, é também o dia em que mais tristeza se instala cá dentro, porque a minha Avó faz-me muita falta...

25 de Abril de 1974

Estava Sol! Um dia cheio de luz e de sol!
Eu tinha oito anos, estava nessa manhã em casa dos meus Avós. Uma casa linda na Avenida Almirante Reis, quarteirão abaixo do Cinema Império, com um terraço com uma vista descomunal desde o Areeiro até à Praça do Chile, com direito a ver o Cristo Rei!
Os meus Pais telefonaram. Nessa manhã eu não iria à Escola. Estavam a pedir, na rádio, para as pessoas não sairem de casa!
O meu Avô estava feliz, eufórico. Transistor encostado ao ouvido para não perder nem uma notícia do que se estava a passar nesse dia.
A minha Avó quase em lágrimas achava que iria cair uma bomba no terraço!
Foi um dia muito Feliz e que nunca vou esquecer. Apesar da minha pouca idade na altura e do pouco entendimento sobre o verdadeiro significado daquele dia, a forma como as pessoas que me eram mais chegadas o viveram, fez com que eu o guardasse dentro de mim como um dos melhores dias da minha infância!
Para mim, 25 de Abril há-de ser sempre motivo de Festa!

quinta-feira, 24 de abril de 2008

24 de Abril


Gostava de saber pôr aqui o "écran" do YouTube para ser só fazer play, mas ainda não consegui ser tão "espertinha"...sorry...
Usem lá o link e oiçam (http://www.youtube.com/watch?v=wV5k3zjSifI). Esta Música é linda, este Homem é espectacular e p'ra mim, esta Música tem um significado especial...só amanhã o poderei desvendar aqui.

Tenham um Bom Dia!


6 da manhã!

Este post é para todos os que acham que não passo de uma Tia/Dondoca!
Preparem-se para suster a respiração e, para quando acabarem de ler, pensarem se será verdade que ser dona-de-casa é trabalho de "meninas"...
Hoje levantei-me às 6 da matina. Às quintas feiras é sempre assim, porque o A. vai p'ro Porto no comboio que parte do Oriente às 07:09. Tomámos o pequeno almoço, sentadinhos na nossa cozinha e ele saíu.
Aí, eu pensei "bem, atendendo a tudo o que tenho que fazer hoje, o melhor é começar já!". Comecei por tirar a loiça da máquina e arrumá-la, a seguir fazer um bolo que queria levar a umas pessoas. Enquanto o bolo ficou no forno, fui tomar banho e arranjar-me. Às 07:00 começaram as invasões na casa-de-banho...
"Mãeeeee.......blá, blá, blá, blá, blá..."
"Mãeeeee.......blá, blá, blá, blá, blá..."
Às 07:30 começaram a chegar cá abaixo os mais crescidos...
"Mãeeeee.......blá, blá, blá, blá, blá..."
"Mãeeeee.......blá, blá, blá, blá, blá..."
O forno apitou. Fui tirar o bolo, pulverizar açúcar na Bimby e cobri-lo.
Fui ao jardim dar de comer aos cães...
Voltei p'ra cozinha...
"Meninos, o pequeno-almoço está na mesa!!!!!"
Lá foram aparecendo, cada um com a sua "matraqueada...
O M.M.3 não sabia de um dos ténis. Fui buscá-lo. Estava sem atacador (roído pelos cães). Buscar atacadores à gaveta, tirar o atacador bom, pôr atacador nos dois.
O M.M.2 não se lembrava de todos os recados que a Professora lhe tinha dado. Estava a stressar!
O M.M.1, "Mãe não te esqueças de me levar lanche p'ra eu levar p'ra praia" (hoje há um Campeonato de Surf em S.P.)
A C. anda às voltas com um projecto para desenho e precisava que eu lesse o enunciado e lhe desse uma ajuda...
Ufffffffffffffffffff! Lá saíram os Grandes, de boleia com o Pai de um Amigo.
"Atirei-me" aos quartos. Fiz camas, tirei capas de edredon p'ra levar e aspirei quartos, corredor e cozinha.
Às 08:45 saí p'ra pôr os pequenos.
Às 09:00 voltei p'ra casa.
Recebo telefonema da DT do M.M.1.Preciso de enviar, por mail, Termo de Responsabilidade por causa do Campeonato. Já fiz e enviei.
Agora vou tratar do "lanche de mar" e buscar o surfista e deixá-lo na praia.
A seguir vou à Decathlon...
Às 15:30 estarei na Escola a pegar o M.M.3 e uma Amiga p'ra vir brincar cá p'ra casa...
Vejam lá se eu sou "dondoca"...
Hoje estou mesmo cansada! Alguém me quer "dar um colo"?

quarta-feira, 23 de abril de 2008

23 de Abril, Dia Internacional do Livro e dos Direitos de Autor

Decidi postar também o meu ficheiro Excel (sempre em mutação) onde vou armazenando para tempos de prosperança, todos os Livros que me apetece comprar! Tomem atenção ao valor total que aparece em baixo e digam-me se o Livro é ou não é um artigo de luxo (clicando duas vezes em cima da imagem, ela aparece em tamanho normal e fica legível!)
Assim, com preços destes, não é fácil pôr a População Portuguesa a ler..."estou certo, ou estou errado?"

23 de Abril, Dia Internacional do Livro e dos Direitos de Autor

Ora aí está um Dia Internacional com cabeça, tronco e membros! (Sim, porque há com cada Dia da coisa mais disparatada...)
Neste Dia especial decidi postar fotografias de bocadinhos de duas das estantes cá de casa...
Gostava também de aproveitar para mostrar publicamente o meu descontentamento face ao preço dos Livros. Não é por nada, mas quando se gosta de ler e de ter Livros, é preciso ser-se economicamente "abastado"! Eu sei que não consigo dar vazão a tudo o que vou comprando, recebendo de presente, mas não há nada que me dê tanto prazer como comprar livros. É mesmo a minha maior paranóia...(e os relógios, claro!, mas esses acho que não têm Dia Internacional!)

terça-feira, 22 de abril de 2008

Lavem os Fatos, preparem as Pranchas...


porque a PéNù vai voltar!

Ah pois é! A partir do fim de semana de 11 e 12 de Maio vamos voltar às skimadas (e às quedas!!!) nas praias da Linha e não só!

Deêm uma olhada no site
http://www.penuacademia.com/ e atrevam-se a experimentar!

Porque "pés descalços" é o que está a dar!

A propósito do desafio Conto Infantil...



"Escrever para crianças é igual a escrever para adultos - só que mais difícil".

Máximo Górki

Para a minha Blogger...


Nunca estamos preparados para a Morte e quando ela chega, tenha sido anunciada ou não, o nosso coração pára, a nossa cabeça entra em rodopio e só nos apetece gritar "PORQUÊ?".

Quando quem parte é alguém que ainda tinha muito caminho a percorrer, as coisas ficam ainda mais complicadas. Não há palavras que cheguem para consolar quem perde alguém querido. Só gestos e atitudes...abraços apertados e a força que só quem Ama pode dar.

No dia de hoje só te posso dar a minha força online e oferecer-te o meu abraço apertado e o silêncio que une quem realmente é Amigo.

Um beijo...

Informática na casa dos 80



Podem não acreditar, mas actualmente converso com o meu Sogro via MSN! Não acham delicioso? Este jovem, a caminho dos 79 anos, foi finalmente convencido a comprar um portátil com o objectivo de poder ver sempre que quisesse as fotografias que acumula ao longo dos muitos kms e países percorridos!
A lufa-lufa de aprender com Filhos e Netos tem sido mais que muita e, segundo ele, as dores de cabeça também!
Ontem à noite apareceram cá, de surpresa. Precisavam de ajuda para conseguir "abrir" os cartões de fotografias e organizá-los. Foi um serão e tanto! Conversámos, rimo-nos bastante e terminámos com Chá!
Gosto muito do meu Sogro!

Ao fim do dia, a entrar no carro, à porta da Escola...


"O que tens M.M.3? Estás muito calado..."
nenhuma resposta, a testa colada ao vidro, a cabeça apoiada na mão.
"O que é que se passa? Estás chateado porque o M.M.2 vai a uma Festa de Anos e tu não? Deixa estar..."
som de choro
"Então?..."
"O João (Professor de Música) bateu-me com a baqueta na testa. Todos podem falar na aula menos eu..."
Sem comentários, não acham? O M.M.3 é especialista em destabilizar as Aulas de Música!

Mães


Ontem estive todo o dia numa maratona de ferro de engomar! Foram precisamente cinco horas do meu dia agarrada aquele trabalho. Eu já sei que já não se usa, que a roupa se pde dobrar muito bem e meter na gaveta, que os miúdos amachucam tudo num instante, mas o que é que querem? Fui educada assim e sou incapaz de guardar seja o que fôr sem ser engomado primeiro! (excepção feita para quando estou no Algarve de férias).

Para não ficar completamente desesperada, liguei a TV e estive a ver séries, muitas séries...uma delas foi o E.R., que adoro!

Um dos casos que apareceu no episódio de ontem e me pôs a pensar sobre esta coisa das "Super-Mulheres" dos nossos dias foi o caso de uma Mãe de três filhos, trabalhadora, sem qualquer ajuda exterior. A única forma que ela conseguiu arranjar de ter energia para fazer tudo o que era esperado que ela fizesse foi tomar anfetaminas...eu sei, é a América, mas infelizmente muitas decisões inesperadas são tomadas quando o desespero se instala e, acreditem, ser Mãe sem ajudas exteriores não é fácil! Quando se tem que trabalhar fora de casa é difícil, mas quando se deixa de trabalhar e se fica em casa parece que as coisas pioram a 500%, porque todos assumem que "aquele" é o trabalho da Mãe e, então, o nível de ajuda desce e muito.
O Dia da Mãe está a chegar. Que tal pensar um bocadinho sobre tudo o que as Mães fazem e assumem como tarefa sua?

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Maio e os Aniversários



São dois os aniversariantes de Maio, um no princípio, este ano no Dia da Mãe, e outro no fim, este ano no Dia do Corpo de Deus.
Estávamos nós todos contentes a pensar que poderíamos fazer a festa do M.M.2 no próprio dia do aniversário, quando começámos a descobrir que o Dia do Corpo de Deus é o dia em que se celebram as 1ªs Comunhões...e logo por sorte, há amiguinhas dele que vão fazer a 1ª Comunhão neste dia...às 4 da tarde...
Vamos pensar...e ver o que fazer...

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Gelado Frito, Bolo de Chocolate, Pão Caseiro...

Hoje a C. vai dar um "Chá" a um grupo de Amigas/Colegas de Liceu (está a aprender com a Mãe!). Uma dessas colegas é chinesa e caíu na asneira de dizer que sabe fazer Gelado Frito! Estão a ver, não estão? É por estas e outras que a minha luta com a balança é titânica. Imenso peixe cozido e verdes e tal e tal, e depois de repente um Chá maravilhoso com coisas destas...não há condições!

Limpar o pó...


Pode parecer-vos estranho, mas é uma das coisas que mais gosto de fazer em casa! Adoro tirar tudo de cima dos móveis, mudar coisas de sítio (sempre que posso, mudo móveis!), limpar tudo e voltar a arrumar! E adoro o cheirinho que fica em casa depois deste trabalho...que, como imaginam, cá em casa é feito em pequenas parcelas de cada vez! Foi o que fiz esta manhã. Entre "postar" e conversar no MSN - com quem não conversava há muito tempo :) -, fui limpando o pó. Cheira tão bem! Pena que dure pouco!

Os Livros, as Estantes, as Crianças


- Mãe,
- Sim...
- Agora sabes o que é que podíamos fazer?
-...?
-Podíamos pôr cotas nos livros, como nós fizemos com a S. na Biblioteca de Turma!
- (eu espantada, e assustada com a quantidade de cotas que íamos ter que pôr) pois...era giro!
- Vou pedir à S. que me dê autocolantes dos que usámos na Biblioteca de Turma e depois eu e o M.M.3 lemos os livros todos e decidimos qual a cota a utilizar em cada um!
- (eu ainda espantada com este trabalho imenso!) boa ideia!


Não sei se vamos conseguir...

quinta-feira, 17 de abril de 2008


Não tenho a culpa de ser assim , mas eu sou muito sensível à Amizade. À que dou e à que recebo. Estou habituada a dar mais do que aquilo que recebo, pela minha maneira de ser. Quando gosto de alguém entrego-me, lanço-me de cabeça, dou tudo o que tenho e anseio por poder dar mais. Na maior parte das vezes acabo por me sentir "desasada" quando percebo que não sou alvo da mesma amizade...enfim...já devia ter aprendido a sentir diferente, mas parece que quanto mais velha estou, mais valor dou a todos os que vou classificando como Amigos..e há alguns que merecem mesmo esse estatuto! Obrigada aos de hoje!

Chove

desesperadamente...está uma noite horrível!
Apetecia-me ter uma bela lareira e enroscar-me aqui no sofá, com as minhas mantinhas e deixar-me estar no quentinho...mas amanhã é sexta feira, tenho que acordar cedo para distribuir pequenos almoços e crianças na Escola. Vou ter que ir para a cama dormir. Sózinha. Detesto...

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Haiku para o blogger desafiante ;)

Sol escurecido em Nuvens
Conversas vestidas de confidências
Mulheres construindo a Amizade

Porque sim
porque não há razão
para pensar "Porque não"

Está SOL

e uma das minhas Amigas - o "blogger" que me desafia - está em casa adoentada :(..., por isso esta manhã vou esquecer que há roupa para lavar e para estender e para engomar e vou-me dedicar a ela. Vou buscá-la a casa e levá-la até à minha praia, à minha esplanada, ao meu Chá...


Até jááááááá!


Reciclar + Amigos =



Estante nova no quarto dos M.M.s mais pequenos!
Já há um tempo que eu andava a precisar de uma estante neste quarto, mas como estamos em fase de obras e de mudanças internas, ainda não tínhamos decidido nada.
Eis senão quando um casal nosso Amigo recebeu um presente de um dos caixotes do lixo aqui da zona - umas belas tábuas que se fossem montadas da maneira certa dariam lugar à estante pretendida ;).
Ontem, Amigos e tábuas, mudaram-se para o nosso jardim. Durante uma boa parte do dia aparafusadoras, serrotes, martelos, parafusos e outros instrumentos afins, deram uma ajuda preciosa! Finalmente a obra ficou pronta mesmo a tempo de ser posta no quarto e composta com livros infantis e brinquedos coloridos antes do regresso da Escola.
Eles, M.M.s pequenos, adoraram e os livros já foram mais mexidos entre ontem à tarde e hoje de manhã do que durante toda a sua vida cá em casa!
Obrigada Amigos! Obrigada Caixote do Lixo!

terça-feira, 15 de abril de 2008

Haiku, still trying...






Embrulho-me no meu silêncio
nos beijos calados
nas palavras não ditas

Tarde de Junho quente
areia sob sol escaldante
olhos escondidos que me observam

Aterrorizante esta vontade
dói, corrói e faz sofrer
qual a forma de a parar

Haiku, primeiras tentativas(*)


O céu azul e claro
O Sol brilhante e quente
As crianças transbordam energia


Há folhas novas naquela árvore
O pássaro do bico laranja
vem e empoleira-se nela a cantar


Folhas verdes
Frutos amarelos
a pender dos ramos, os limões


São flores de todas as cores
cobrem os canteiros da entrada
a casa está colorida por eles


A areia branca
As rochas negras e ásperas
O mar, azul, sereno, espelha o teu olhar


O Sol não está tão quente, morno, vermelho
Das árvores caem folhas castanhas
Um manto forma-se no chão e rodopia com o vento


Sopra o vento gelado
O céu é cinzento, chumbo
Há frio nas almas e corações


(*)Estas primeiras tentativas de Haiku relacionam-se directamente com as estações do Ano

Estou outra vez

na fase do sem sono...já são quase duas da matina e continuo por aqui, a navegar por blogs nunca dantes navegados! Já descobri coisas giras de se ler e outras menos giras. Já adicionei mais um aos meus Favoritos. A Internet é uma invenção maravilhosa e aqui para nós, que ninguém nos ouve, é fácil perceber porque é que os miúdos se "agarram" tão facilmente a isto...
Mas talvez seja bom pensar que amanhã há escola e "alvorada" ao romper da aurora, por isso, com sono ou não, vou-me deitar. Espero ter bons sonhos! Bons sonhos para todo o mundo "internetiano"...

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Haiku

é uma forma minimalista de poesia japonesa. É composta por versos curtos e um longo, sendo que o primeiro (curto) deve ter 5 sílabas, o segundo (longo) deve ter 7 sílabas e o terceiro (curto) deve ter 5 sílabas. Não deve ser composta por mais de duas frases e os versos também não devem rimar entre si. As temáticas são dirigidas para a natureza, para as estações do ano, ou mais especificamente para as impressões deixadas por um momento. Mas como a fluência da língua portuguesa é bastante diferente da japonesa, mantemos o conceito, mas não mantemos o número de sílabas obrigatório.
Foi este desafio que me chegou agora! Bem...nunca tinha ouvido falar nisto... sinto-me inculta, mas aí vou eu p'ro Haiku!
Regras:* Seguir as regras do haiku adaptado à língua portuguesa:- três versos (dois longos e um curto ou dois curtos e um longo intercalados.)- Não mais de duas frases.- Sem rima.

Segundo a Katwoman

estou a sofrer de um síndrome de que todos os escritores sofrem...a ausência de ideias para escrever. Se calhar sou mesmo uma grande escritora e não sabia, ou sou uma escritora em potência e tenho que ter calma, porque as ideias não vêm assim como cogumelos no meio da floresta.
O que eu sei é que esta minha conselheira se tem vindo a revelar preciosa. Por tudo. E eu quero mantê-la assim, preciosa.
Vou seguir os conselhos dela e deixar que a minha cabeça funcione enquanto outras tarefas se vão cumprindo, e se alguma ideia estrondosa surgir de repente, vou apontá-la para a desenvolver aqui...
(hoje estou completamente disléxica a escrever...acho que foi dos excessos do fim de semana :)!)

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Pedro Paixão,


foi-me oferecido pela primeira vez por uma pessoa de quem eu gostava muito e que já não vive neste Mundo...

Fiquei fã deste escritor, completamente alucinado, com uma escrita também muito alucinada. De vez em quando vou à estante buscar um livrinho dele e ler um bocadinho, porque todos os livros deste autor se podem ler aos bocadinhos, como quadradinhos de chocolate que metemos na boca quando o nosso cérebro e corpo se sentem carentes...

Hoje fui à estante buscar o Ladrão de Fogo e abri ao calhas...

..."Trago-te debaixo da minha pele.Apanhaste-me desprevenido.Atingiste-me o coração, pecado meu. E agora é tarde para tudo senão para escrever. O teu coração tão branco a bater perto de mim. Embora o não ouvisse sei que estava lá."...

Se nunca leram nada deste Senhor, procurem e leiam.

Quero agradecer

ao "blogger" que me enviou o "Desafio do Chá" e a todos os que leram e se manifestaram. Foi bom escrever estes três textos e receber o feed back de quem os leu e gostou.
Quanto ao blogger desafiante, foi mais além e criticou o trabalho de maneira a que eu possa melhorar da próxima vez que escrever dentro deste género! Obrigada!

O Banco Alimentar contra a Fome



vai realizar nova Campanha de Recolha de Alimentos nos próximos dias 3 e 4 de Maio, sábado e domingo, como já é hábito. Os Voluntários estarão em supermercados e grandes superfícies e, de cada um de nós, só é esperado que contribua com a compra de algum/uns dos produtos indicados nos sacos. Se a nossa disponibilidade e vontade de ajudar quiser e puder ir mais além do que a simples compra, o Banco Alimentar contra a Fome precisa de Voluntários que acompanhem os motoristas das carrinhas no percurso supermercado/hipermercado - Armazém de Alcântara. Como sempre, à distância de um click está a hipótese de ajudar - http://www.bancoalimentar.pt.
Ajude e vai ver que não custa mesmo nada!

Silêncio




forçado foi o que aconteceu ontem neste blogue!


A tarde foi passada entre o Centro de Saúde da Parede, onde um pedido de urgência foi feito às 14:00 e atendido às 16:00, e uma consulta de Dermatologia na Clínica Europa.
Muito se poderia escrever sobre as diferenças entre o Serviço de Saúde Público e os sistemas privados, mas não estou p'raí virada! Até porque eu quero continuar a acreditar e a defender que toda a gente tem direito à saúde gratuita e que a saúde gratuita funciona...
O objectivo deste post é mesmo dizer que ontem não escrevi por impossibilidade total!

quarta-feira, 9 de abril de 2008

ATL da Galiza - "Às vezes a Vida começa quando alguém nos empurra para dentro dela"


Não sei se já ouviram falar do Bairro do Fim do Mundo. É um Bairro localizado na parte de cima de S. João do Estoril, na Galiza, perto da saída para a auto-estrada.
Este Bairro, que apareceu nos anos 70, foi crescendo com a chegada de imigrantes da Guiné-Bissau, Cabo Verde e Angola e com famílias de etnia cigana. As barracas foram nascendo como cogumelos e as Famílias foram crescendo em condições muito más…sem água, com electricidade puxada de postes instalados na rua, com a terra como chão de casa.
Há 25 anos, nasceu na Galiza, o ATL da Galiza – http://atldagaliza.blogspot.com/ -, pertencente à Santa Casa da Misericórdia de Cascais. O ATL da Galiza nasceu com o objectivo de apoiar as Famílias do Bairro do Fim do Mundo.
A alma desta casa dá pelo nome de Maria Gaivão, uma pessoa com uma força e uma vontade que parecem não acabar nunca.
No ATL da Galiza:
· os funcionários, na sua maioria, estão lá desde a 1ª hora. Outros, são oriundos do Bairro do Fim do Mundo e já foram utentes daquele espaço, como é o caso do Zé Luís (cigano enorme, de tamanho e de coração), do Tomás (cigano com muita “pinta” e com uma mulher muito querida, de seu nome Marta)
· organiza-se o Banco Alimentar (que se vai buscar a Lisboa à 4ª feira de manhã e é distribuído a partir das 14:30, 15:00);
· existe um atelier de costura onde se podem mandar fazer arranjos;
· existe um grupo de Sras. que tricotam e organizam enxovais para bebés que nascem e cujas Famílias não têm posses;
· organizam-se Cursos para formação de Empregadas Domésticas;
· ministram-se (mediante um pagamento mensal quase simbólico) cursos de Informática para Adultos;
· existem salas de Estudo frequentadas por crianças e jovens alunos das Escolas do Agrupamento de Escolas de São João do Estoril, onde é dado apoio ao estudo e trabalhos de casa;
· funciona regularmente o serviço de legalização de emigrantes que ajuda a preencher papéis e a tratar da documentação necessária à legalização dos emigrantes em Portugal;
· funciona, há UM ANO e com muito orgulho, a Escolinha de Rugby da Galiza -
http://escolinhaderugbydagaliza.blogspot.com . Este projecto teve por objectivo primeiro a inserção dos jovens do Bairro do Fim do Mundo na actividade desportiva regular, visando a sua ocupação em horários “mortos”, retirando-os da rua. Esta Escolinha de Rugby é aberta a todas as crianças/jovens que nela se queiram inscrever e funciona com base no voluntariado. Todos os monitores são jovens universitários voluntários que dão horas do seu tempo a esta iniciativa.

O ATL da Galiza é uma instituição que me é muito querida. Durante algum tempo pude, tive a sorte de ser Voluntária lá. Este meu texto pretende ser uma divulgação do trabalho que lá é feito e uma homenagem no 25º aniversário, porque, acreditem, a Vida de muitos meninos/meninas/adultos do Bairro do Fim do Mundo começou quando o ATL da Galiza os empurrou para uma vida melhor!

Novo Desafio!

"Às vezes a nossa vida começa quando alguém nos empurra para dentro dela"

Chá Verde


Sim, ele era realmente Lindo! Aquele ar jovem, bronzeado, a barba cuidadamente descuidada! Desde que o conhecera não pensava noutra coisa. Bastava-lhe isto, tê-lo ali como se lhe pertencesse, durante o tempo que ele quisesse. A vontade que tinha era enchê-lo de mimo como se faz a uma criança pequena, carícias, ternuras.
O chá estava quente.
Os olhos dele perdidos no mar, nas ondas que rebentavam na areia. A conversa fluía e ele descontraía. Descobriram e relembraram gostos comuns. Conjugaram pensamentos e sentiram-se muito próximos, como se alguma vez, noutro tempo se tivessem relacionado. Ele propôs que talvez tivessem um dia, noutro tempo, sido namorados. Ela sentiu-se corar e sorriu…oh, como seria bom que noutro tempo, a vir, pudessem encontrar-se. Mas aí eram diferentes, ele crente, ela completamente céptica em relação a seres superiores, a reincarnação…
Seria melhor mudar de assunto. Aquele estava gasto na cabeça dela.
Sentia-se num beco sem saída, indefesa e carente. Queria-o mas não o podia ter, sabia que o tinha que deixar ir, voar, planar sobre o mar.
Ergueu-se um pouco e beijou-o na testa. Disse-lhe olhos nos olhos o quanto gostava dele.
Na cozinha, a chaleira apitou. Água quente para o próximo chá…amargo, verde…

Chá

Nativo de regiões subtropicais com clima de monções, o chá também é cultivado em climas tropicais, obtendo maior sucesso em regiões de alta altitude. Quantitativamente, das cerca de 3.000.000 de toneladas produzidas anualmente, metade é produzida pela China e Índia, em proporções iguais. 60% do restante é produzido pelo Quénia, Turquia, Indonésia e Sri Lanka. Na Europa apenas é cultivado nos Açores, onde são produzidas anualmente cerca de 40 t.

terça-feira, 8 de abril de 2008

Chá de Jasmim


Não sabia como se tinha deixado envolver. Que situação embaraçosa…a verdade é que as coisas tinham avançado por um caminho que ele não esperava, não fazia o género dele…e agora, ia a caminho de casa dela. Um convite para lanchar. Ela insistira, tinha-lhe dito que podiam simplesmente ser Amigos e que era isso que esperava dele…mas havia ali uma química que nenhum deles conseguia ignorar.
E agora? De que iriam falar? Até agora só tinham falado de banalidades…e ele sentia que isso era algo de que ela não gostava. Ela sabia estar, sabia escrever (já lhe escrevera folhas e folhas de palavras como nunca ninguém lhe escrevera), adorava ler e conhecia livros dos quais ele nunca ouvira falar…
Estava a chegar e estava nervoso. Ajeitou o cabelo, endireitou as costas, respirou fundo e tocou à porta.
Foi ela que veio abrir. Naquele jeito indolentemente sensual, o vestido comprido, os pés descalços. No ar havia um cheiro irresistível a algo acabado de sair do forno…oh, porque é que ela tinha que ser assim?
Cumprimentaram-se.
Ela levou-o para a varanda. O Mar estava irresistivelmente bom!
Sentaram-se a uma mesa impecável, sozinhos, os dois.
Brioches, ele gostava de brioches.
E chá…chá de jasmim!

As Horas


"Oh, Mrs. Dalloway, eternamente dando festas para disfarçar o silêncio..."

A C. veio p'ra casa e está a ver As Horas. Livro maravilhoso, filme delicioso!

Este é o caracter chinês para a palavra Chá!

Chá Príncipe


Aquele parecia-lhe o espaço ideal. Uma varanda fechada sobre o Mar, vidros imaculadamente limpos, uma temperatura amena. A mesa, redonda, estava coberta por uma toalha branca, bordada à mão. As cadeiras, de verga, estavam dispostas em redor da mesa.

Sim, era ali que ela queria recebê-lo. Queria que aquele espaço silencioso, calmo, quase mágico, se enchesse com o seu perfume, o seu olhar, o seu riso. Ela sabia que a ele pouco interessavam as coisas materiais, a sua maneira de ser transbordava simplicidade e gosto por tudo o que era simples, natural.

Era a primeira vez em que iam estar a sós depois do que se havia passado entre eles. Ela não queria admitir, estava nervosa, não sabia bem sobre o que iriam conversar, sobre o que diriam um ao outro…mal se conheciam. A conversa de ocasião deixava-a triste, vazia… O melhor era não tentar pré estabelecer o rumo, deixar correr o tempo, a conversa ou o silêncio.

Foi até à cozinha. Tirou do forno os brioches e dispô-los num prato. Num tabuleiro ordenou pacotes de chá, diversas qualidades, várias origens. Para ela, o aroma e a temperatura do chá eram condições ideais para bons momentos de conversa…ou íntimo silêncio.

Recebi um Desafio



via blog!

Alguém que eu não sei quem foi desafiou-me a escrever sobre o Chá!
O desafio tem regras específicas e vou-me dedicar a ele, portanto não se admirem se o vekikiprojects, de repente, começar a "meter água" e a cheirar bem! É o chá a invadir o espaço!

De manhã começa o Dia!


A nossa primeira tarefa desta manhã foi transportar para a Escola dos pequenos um reboque carregado de mobiliário de escritório gentilmente cedido por uma Empresa lisboeta (recolhido pelo A. na passada semana).
A primeira reacção à chegada do reboque à Escola foi
...ai desculpem, mas só podem descarregar se houver Professoras interessadas nas coisas que aí vêm...não pode ficar nada na Escola se não houver já um local destinado...
O A. nem abriu a boca, porque se abrisse o resultado não seria muito simpático!

Lá descarregámos tudo e viemos embora.

...a funcionária da Escola não se dignou a vir abrir-nos o portão para podermos sair com o carro...estava a chover muito e ela tem medo de se derreter com a chuva!

O A., de propósito, não me deixou sair do carro para ir fechar o portão da Escola...

A seguir, fui p'ra Escola do M.M.1 reunir com a DT. Escola pequena, escola em obras, nenhum sítio reservado ao atendimento de Pais/Encarregados de Educação. Lá encontrámos uma sala livre. Começámos a nossa conversa, passados 10 minutos tivemos que sair, a sala era necessária. Fomos p'ra Biblioteca. Com o M.M.1 está tudo bem, tirando as risotas que são mais fortes que ele...mas a Escola tem imensos problemas que não tem capacidade para resolver, Pais/Encarregados de Educação que se demitem completamente das suas tarefas, Alunos que andam ali só por andar.
É preocupante!

segunda-feira, 7 de abril de 2008

As minhas

Amigas estão preocupadas com o meu stress...Prometo que vou mudar o rumo da minha cabeça e não desatinar!
Não se preocupem Amigas, mas o meu blogue é como se fosse um Diário onde venho registar o que me vai passando pela cabeça enquanto ando por aqui na minha Vida.
Até pode ser que comecem a aparecer coisas que nada têm a ver comigo! Tenho que treinar para aquele Livro que quero escrever, lembram-se?
Vá lá, não fiquem preocupadas! Só que os dias de chuva afectam-me os neurónios! Entra água e a humidade acaba por destruir os circuitos, nada de mais.
Estejam descansadas! Não vou bater com a porta e deixar a Família a chorar por mim. Estou aqui de pedra e cal, só não pode é chover, OK?

Uau! Abril, Águas Mil!

De repente desatou a chover e a trovejar! Fui lá fora a correr salvar a minha roupa da fúria da água vinda do céu. Os meus cães estão completamente desatinados. Não sabem onde se hão-de enfiar p'ra se esconder do dilúvio. A Escola dos meus Filhos mais novos já deve estar a transformar-se em piscina....é a isto que se dá o nome de Alterações Climáticas - na semana passada estivemos em Julho, hoje estamos em DEZEMBRO!

Vladimir Nabokov, Rússia, [1899-1977], Escritor

"Sabia do que precisavas: sentimentos simples, palavras simples. O teu silêncio era natural, sem esforço, como o silêncio das nuvens ou das plantas. Todo o silêncio é o reconhecimento de um mistério."

Sem rumo...à toaaaaaaa...

é como estou hoje. Sentei-me aqui para escrever mas parece que não me sai nada com muito interesse para quem vier ler. Andei pela blogosfera a ler o que por lá se escreve e encontrei muitas coisas bonitas. Também já decidi que não posso passar tanto tempo "agarrada" a isto. Quando dou por mim acabou-se a manhã e eu não fiz nada de útil.
Depois de dias bonitos e quentes acordei com um dia escuro e chuvoso. Não há direito, até o tempo se virou contra mim...é que os fins de semana cá em casa não são propriamente pacíficos/descansados. Às vezes dou por mim a desejar que o domingo acabe depressa...
Já há um tempo que tenho a sensação que o A. não tem pachorra para nos aturar a todos. Eu compreendo o cansaço, as responsabilidades, as preocupações dele, mas, e nós? Os fins de semana são um gerir de nervos. Os dele, os meus, os dos miúdos, principalmente dos mais crescidos que percebem que algumas coisas não são bem assim...
Ontem o stress foi com o M.M.1, mas em vez de tentar explicar, ensinar, a reacção é desatinar completamente.
Às vezes (ultimamente, muitas vezes) desejo ser duas, ter um clone de mim. Se assim fosse, uma ficaria aqui a gerir esta confusão e a outra (o meu Eu verdadeiro) saíria de casa, iria dar-se ao luxo de fazer aquelas coisas que realmente tem vontade de fazer. É que o meu Eu verdadeiro não tem grandes hipóteses aos fins de semana, são dias iguais aos outros, só que com mais gente em casa! É do caneco!

domingo, 6 de abril de 2008

Os 40

são tramados com F grande! Se por um lado são uma idade de segurança, de paz, de confiança, por outro lado também são uma altura da vida em que muitas perguntas nos atormentam o espírito.
O ano em que fiz os 40 foi um ano de sucesso! Adorei-o!
Desde o Verão do ano passado que se instalou cá dentro uma confusão que não tem sido fácil de gerir...e me tem trazido completamente à toaaaaaaaaa!

Eventos



Uma das razões pelas quais Adoro esta minha casa é o espaço.


Na sexta feira o Lanche abarcou cinco Mães e treze Filhos. Foi tão bom! Passámos uma tarde bestial que se foi prolongando e como os dias agora são maiores, a hora do jantar chegou sem que dessemos por ela! A Família I.M. acabou por ficar para jantar e com Filhos na sala a adormecer e Pais na cozinha a conversar, num instante se passou de sexta para sábado!


No sábado fomos doze ao jantar. Uma bela jantarada para Amigos do coração e mais uma vez só vimos a cama quando os relógios marcavam as duas da manhã :)!

sábado, 5 de abril de 2008

Um Dia Faço uma Tatuagem

Há que tempos que ando a pensar em fazer uma tatuagem. Acho giro e adorava ter uma. A dificuldade está em escolher um desenho que tenha realmente a ver comigo e o local onde a irei fazer, ou seja, os pontos mais importantes para se optar por fazer uma tatuagem estão longe de ser solucionados.

Já pedi para me fazerem um desenho, mas ainda não tive resultado...gostava de fazer num tornozelo ou na barriga junto à linha do bikini...mas que desenho fazer?

Querem enviar sugestões, esboços? Algo que tenha a ver com Mar, liberdade, vontade de voar...

Pois é N.Q.

hoje é um daqueles dias em que o meu nível de felicidade no sangue está muito baixo...ontem tive dificuldade em me mentalizar que tinha de dormir, hoje acordei cedo, sem sono.
De vez em quando as palavras, as ideias e os pensamentos rodopiam na minha cabeça dificultando a lucidez! O meu esforço para manter os pés no chão e o juízo que de mim é esperado são enormes e como se não bastasse ainda tenho o contrário do "Grilo Falante" a desafiar-me...
A Felicidade não é fácil de atingir...

Um Dia Farei de Ti a Pessoa Mais Feliz do Mundo

Memória Fotográfica

a que utilizo para pensar no que não quero falar.

Hoje não tenho sono

É sexta feira, final de uma semana, final de um dia que foi cheio e não tenho sono. Decidi abrir o computador. O blogue tem-se transformado na minha "cadeira do psiquiatra". Sabe-me bem estar aqui, com os dedos a martelar nas teclas, deixando-os escolher as letras. Nem sempre sei o que vai sair quando começo a escrever, mas não me importo. Já há muito tempo que andava a pensar que tinha que me deixar de vergonhas e passar para a escrita tudo o que durante o dia atravessa a minha cabeça. Acho que tenho conseguido! Não sei se para quem lê, o que escrevo faz ou não sentido, parece ou não ridículo, mas a mim sabe-me bem escrever. A verdade é que a escrita é a minha paixão maior, tal como a leitura e se, por um lado, não consigo abdicar do papel, por outro, dou graças a quem inventou a informática e esta ferramenta MARAVILHOSA que dá pelo nome de Internet.

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Abril, cantado no Brasil (Versão II)

Tanto Mar, versão II

Foi bonita a festa, pá
fiquei contente
'inda guardo renitente, um velho cravo para mim

Já murcharam tua festa, pá
mas, certamente
esqueceram uma semente nalgum canto de jardim

Sei que há leguas a nos separar
tanto mar, tanto mar
Sei também como é preciso, pá
navegar, navegar

Canta a Primavera, pá
cá estou carente
manda novamente algum cheirinho de alecrim

Vou-me enfiar na cozinha

a terminar os preparativos para logo à tarde! Ainda quero ir apanhar "10 tostões" de Sol antes de ir buscar os meus "Piratas" e de vir receber as minhas Amigas. Não é por nada, mas os Srs. da meteorologia não gostam de me ver Feliz durante muitos dias seguidos e já avisaram que a partir de domingo a chuva regressará! Ou seja, há que aproveitar!

Para os "alguéns"

da minha Vida, que merecem esta música, linda de morrer - http://www.youtube.com/watch?v=SPUJIbXN0WY.

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Abril, cantado no Brasil

Tanto Mar (Versão I) Chico Buarque
Sei que estás em festa, pá
Fico contente
E enquanto estou ausente
Guarda um cravo pra mim
Eu queria estar na festa, pá
Com a tua gente
E colher pessoalmente
Uma flor do teu jardim
Sei que há léguas a nos separar
Tanto mar, tanto mar
Sei também que é preciso, pá
Navegar, navegar
Lá faz primavera, pá
Cá estou doente
Manda urgentemente
Algum cheirinho de alecrim

Amanhã,


vou dar um lanche! Um lanche só de Mães e respectivos Filhos. Vamos ficar aqui, sentadas em volta da mesa, a conversar sobre o que nos der na gana, a petiscar, a aproveitar a Amizade que nos une e o gosto que temos em estar juntas. Adoro estes programas!
Hoje vou dar um pulinho à praia e aproveitar o Sol da manhã. Preciso de energia. O episódio de anteontem à noite deitou-me muito abaixo. Ontem acordei como se tivesse mais 50 anos em cima...fiquei mesmo "down"...

Reuniões de Avaliação

Ontem a da C., hoje a do M.M.1!
Duas Escolas tão diferentes, reuniões sempre tão diferentes.
As reuniões da turma da Catarina, desde que está no Liceu, são uma Festa para os ouvidos dos Encarregados de Educação que aparecem. Eu, como não estava habituada a ouvir tanta coisa boa de uma turma, ao princípio até estranhava. Principalmente, da professora de Desenho que não poupa elogios à turma e aos Pais que souberam educar Filhos assim! É bom!
Vamos ver o que oiço hoje na Escola do M.M.1...mas o discurso é quase sempre feito pela negativa, por aquilo que se devia conseguir, por aquilo que se tem que mudar. Não sei se sou eu que estou cansada deste discurso, mas às vezes apetecia-me que as pessoas fossem mais positivas!

quarta-feira, 2 de abril de 2008

A propósito de uma conversa, ontem, com o N.Q.


""Vivo sobretudo no que não tenho..."Ao ler isto, quase gritei: eu também! Mas nunca tinha ousado dizê-lo a mim própria desta maneira: a minha vida está mais ou menos cheia de 'tenho' (e o que falta também faz parte da realidade), tenho um parceiro com quem sou feliz, sinto gratidão por Yochai que me dá uma alegria e uma compreensão que nunca poderia ter de outra maneira; estou rodeada de amigos que me amam e até tenho uma pequena floresta em frente de casa, a música de que necessito, o meu trabalho, de que também gosto, vê só que lista! Imensos tenho, tu próprio chegaste a dizer que transbordavam.

Mas ultimamente o 'não tenho' tornou-se tão activo e exigente que me é difícil contê-lo, tem sede de viver, que farei com ele?"

Em Carne Viva

David Grossman, 1998, pg. 237 e 238

CAMPO DAS LETRAS - Editores, S.A., 2007

1º Aniversário de um certo Namoro

A C. e o T. comemoram hoje o seu primeiro aniversário de namoro, cool, sem grandes agitações. Uma "Leão" e um "Sagitário".
Parabéns a Eles, com esta música da Mafalda Veiga!

Abril, Sophia de Mello Breyner Andresen


Esta é a madrugada que eu esperava

o dia inicial inteiro e limpo

onde emergimos da noite e do silêncio

e livres habitamos a substância do tempo.


Episódio Policial


foi o que aconteceu ontem por aqui para terminar um dia que já tinha contado com algumas peripécias pouco comuns...
Uma amiga, especial, do M.M.1 decidiu não ir para casa depois das aulas. Pôs a Família em Alerta à procura dela, bem como a PSP.
O M.M.1 recebia chamadas da Família da Amiga e também não sabia onde é que ela estava. Como se não bastasse, parte da Família apareceu aqui às 11 da noite.
A Amiga acabou por se pôr online, acabou por lhe telefonar.
A Família foi-se pôr à porta do sítio onde ela estava. Mãe e Filha acabaram a noite juntas.
Eu estava furiosa com a dita Amiga!
O M.M.1 está preocupado com a Amiga.
Eu estou preocupada com ele...

terça-feira, 1 de abril de 2008

Cantiga, Cabral do Nascimento


Deixa-te estar na minha vida
Como um navio sobre o mar.

Se o vento sopra e rasga as velas
E a noite é gélida e comprida
E a voz ecoa das procelas,
Deixa-te estar na minha vida.

Se erguem as ondas mãos de espuma
Aos céus, em cólera incontida,
E o ar se tolda e cresce a bruma,
Deixa-te estar na minha vida.

À praia, um dia, erma e esquecida,
Hei, com amor, de te levar.
Deixa-te estar na minha vida.
Como um navio sobre o mar.
procela - 1.tempestade no mar; tormenta; temporal; 2. grande agitação; exaltação de espírito

Condição Humana

De onde vem a felicidade?
Será que algum dia conseguimos ser completamente felizes?
Será que tendo tudo para o ser é justo que não nos sintamos felizes?
Será que aquilo que desejamos nos traria a dita felicidade completa se o conseguissemos obter?
Porque é que há sempre algo cá dentro a enevoar a condição de felicidade?

...acho que este Sol a bater-me na cabeça me está a afectar os neurónios...vou mas é fazer camas!

em Abril foi assim

Já se vão comemorar 34 Anos.

Abril, já e Sempre !!! !!! !!! !!! !!! !!! !!! !

Hoje começa Abril.
Hoje é o Dia das Mentiras.
Hoje é o Primeiro Dia do Resto da Tua Vida - http://www.youtube.com/watch?v=wV5k3zjSifI - porque hoje é o primeiro dia do Mês de Abril, Sempre.
Eu, Amo Abril e o que ele significa.
Blog Widget by LinkWithin